Os anticoncepcionais hormonais, popularmente conhecidos como pílulas anticoncepcionais, são um dos métodos mais usados de contracepção. Disponíveis desde os anos 60, os anticoncepcionais evoluíram muito ao longo das décadas.
Evolução dos Anticoncepcionais
Os anticoncepcionais hormonais orais, conhecidos como pílulas anticoncepcionais, são os métodos mais populares de contracepção. Disponíveis desde os anos 60, tiveram grande evolução nas últimas décadas. As doses foram sofrendo um declínio progressivo, diminuindo assim seus efeitos colaterais, e inúmeras formulações hormonais são atualmente disponíveis.
Regimes de Uso: 21, 24 e Uso Contínuo
Podem ser utilizados em diferentes regimes, a depender de sua composição, sendo o esquema de 21 comprimidos com intervalo de 7 dias o regime padrão. Também são usados em regimes de 24 comprimidos com intervalo de 4 dias e em regimes contínuos (sem pausa) e estendidos (com intervalo após 3-4 meses de uso contínuo).
Benefícios dos Anticoncepcionais Além da Contracepção
Além de prevenir gestações não desejadas, os anticoncepcionais também podem ser utilizados para atenuar alguns efeitos indesejados relacionados com o ciclo menstrual como cólicas, TPM e enxaqueca.
Condições Clínicas que Contraindicam o Uso
Porém nem todas as mulheres podem utilizar a pílula, há algumas condições clínicas que contraindicam seu uso e é função do ginecologista uma semiótica apropriada para essa avaliação.
Escolha Individualizada: Encontrando o Melhor Anticoncepcional para Você
A escolha do anticoncepcional também deve ser individualizada, as diferentes formulações devem ser escolhidas de acordo com as características de cada mulher.
por Dra. Patricia Pereira Pinto